7 Dicas Práticas de como Fotografar os Seus Produtos para Loja Online

A expansão das lojas online aumentou a necessidade da fotografia de produto e fotografia comercial para atrair clientes e maximizar as vendas. 

Quem compra através de plataforma de ecommerce quer ver o máximo de detalhes da peça. Uma agência especialista em comunicação digital afirma que “uma vez que o consumidor não pode tocar no produto, terá de materializar o seu valor através da fotografia”.

Estas dicas são para fotógrafos amadores e empreendedores cheios de vontade de dinamizar o seu negócio online:

  • Resultado Final

Começamos pelo final? Sim, só depois de definir o que vai fotografar, onde, qual o cenário e qual a finalidade, deverá começar a sua sessão.

Dois dos maiores problemas que observamos é que há uma tendência, quer para utilizar elementos de decoração que distraem, quer para colocar elementos em pontos errados.

Até nós, com 15 anos de experiência profissional, começamos todos os trabalhos de fotografia comercial ou fotografia de produto com um briefing. 

Fotografia comercial de doces – especial Natal , para a Brigadão.

 

  • Edição

A edição só é feita no final, mas é no momento de fotografar que importa decidir se terá tempo e conhecimentos para utilizar ferramentas de edição. 

Na dúvida, fotografe sempre com fundo preto ou branco. Isto porque recortar elementos para depois lhes aplicar fundos requer alguma experiência…

 

  • Consistência 

As fotografias contam a história da marca e dos seus produtos. Para criar identidade e torná-las fáceis de reconhecer é fundamental as estas serem consistentes e coerentes. 

 

  • Coerência na Perspetiva

Numa mesma coleção é importante que todas as fotografias sejam captadas na mesma perspetiva. Para além de reforçar a estética do website, o visitante/cliente terá maior sensação de organização e maior facilidade de decisão.

 

  • Volume

Um dos principais erros das fotografias amadoras é a falta de forma nos produtos. Crie a sensação de profundidade, dando volume ao produto, através da luz ou de adereços.

 

  • Tripé

Se não é profissional, é obrigatório usar tripé! Assim terá total controlo sobre o seu cenário: ajuste a luz, prepare o fundo e os adereços e fotografe todas as suas peças.

Fotografia comercial de jóias para Jaybee.

 

  • Iluminação

A iluminação é tudo na fotografia! E é uma das variáveis mais difíceis de dominar, por isso temos duas dicas:

– para um investimento mais baixo, opte por luzes menos potentes;

– não use flash, mas sim luz contínua, uma vez que é mais fácil trabalhar.

 

Caso tenha dúvidas ou simplesmente não tenha paciência, ou tempo disponível para captar as suas próprias fotografias, fale connosco

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *